object style="height: 390px; width: 640px">

terça-feira, 5 de julho de 2011

Projetos Étnicos raciais são contemplados nos Planos Gestores das escolas municipais

Desde fevereiro de 2011, quando o Secretário da Educação de Limeira, Prof. Antonio Montesano Neto, assinou a Instrução Normativa sobre o assunto, as unidades escolares estão inserindo em seus Planos Gestores um Projeto Anual de Ação Pedagógica visando à inclusão das relações Étnico-Raciais e o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena na grade curricular.
É importante ressaltar que esse é um grande passo rumo a uma sociedade igualitária e de respeito às diferenças, e que o município de Limeira, através de sua rede pública de ensino, sai à frente, sendo o segundo município no Estado a normatizar a Legislação Federal existente desde 2003, colocando as questões étnico-raciais como parte integrante do currículo das escolas, inclusive constando no Plano Gestor.
Para o Centro de Difusão da Cultura Afro-Brasileira isso representa um avanço, já que as questões étnico-raciais deixam de ser tratadas como temas pontuais, abordados em datas específicas como: Abolição da Escravatura, Dia do Índio e Semana da Consciência Negra, e passam a integrar continuamente, durante o ano letivo, todo currículo e grade curricular das unidades escolares.

Atenciosamente,
 Eliza Gabriel da Costa
 Coordenadora do CDCAB/SME

Nenhum comentário:

Postar um comentário