object style="height: 390px; width: 640px">

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PREPARANDO PARA ACOLHER A CRUZ DA JMJ NA DIOCESE DE LIMEIRA, SP, DIA 12 DE OUTUBRO DE 2011

00h00 – Chegada da Cruz e ícone de Nossa Senhora na Par. São Benedito – Limeira.


00h00 às 07h00 - Vigília durará toda a madrugada.


03h00 - Missa na vigília.


08h00 – Acolhida e inscrições da juventude da diocese (DNJ).


08h30 – Café da manhã para todos.


09h00 – Caminhada para a Catedral levando a cruz e o ícone de N. Senhora.


10h00 – Missa na Catedral N. Sra. das Dores, presidida por Dom Vilson D. Oliveira.


11h30 – Consagração dos jovens à Nossa Senhora – Escadaria da Catedral.


12h00 – Almoço na Praça da Catedral.


13h00 – Atividades Culturais.


16h00 – Carreata saindo da Catedral para o Estádio do Limeirão, levando os símbolos.


17h00 – Missa no Estádio do Limeirão presidida pelo Pe. Robson Oliveira, com participação de Dom Vilson, clero e Povo de Deus de nossa Diocese.


18h30 – Envio missionário. Entrega da Cruz e do Ícone para a Diocese de Piracicaba.





A Cruz e o Ícone


História da Cruz da JMJ




A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.


A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:


“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 1984).


Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.


Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.


O Ícone de Nossa Senhora




Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.


“Hoje eu confio a vocês... o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003)


Papa Bento XVI continua o legado

O Papa Bento XVI, continuando o legado de seu predecessor, falou na cerimônia de entrega da Cruz e do Ícone da JMJ de um grupo de jovens alemães para uma delegação de jovens australianos no Domingo de Ramos de 2006. Então enfatizou porque o Ícone de Maria pertence à peregrinação da Cruz da JMJ.

“Nossa Senhora esteve presente no cenáculo com os Apóstolos quando eles estavam esperando por Pentecostes. Que ela seja vossa mãe e guia. Que ela vos ensine a receber a palavra de Deus, a valorizá-la e meditá-la em seu coração (cf. Lc 2,19) como ela fez com sua vida. Que ela possa encorajar-vos a dizer o vosso “sim” ao Senhor ao viver “a obediência da fé”. Que ela possa ajudar-vos a permanecer fortes na fé, constantes na esperança, perseverantes na caridade, sempre atentos à palavra de Deus”.

Ao observarmos Maria no Ícone carregando seu Filho, ela nos ensina como levá-lo para o mundo.

Milhões de jovens nos últimos 20 anos participaram das Jornadas Mundiais da Juventude. Centenas de milhares mais participaram da graça do evento pelo seu encontro com a Cruz e o Ícone da JMJ. Esses símbolos são apresentados ao mundo de forma mais contundente pelos jovens que os levam não por alguns momentos ou horas, mas pelo exemplo de suas vidas cristãs diariamente.

Você é convidado a fazer o mesmo!





A Cruz da JMJ na Diocese de Limeira







Limeira, 6 de outubro de 2011



A diocese de Limeira vive um momento de intensa expectativa e preparação para chegada da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, no próximo dia 12.

Em nossa diocese, além de ter como finalidade uma preparação espiritual para Jornada Rio 2013, este será um momento de mergulharmos na mensagem de salvação de Jesus Cristo. Um momento que demonstra unidade, evangelização e a missão do jovem em nossa Igreja Particular de Limeira, amparados pela presença da Cruz e do Ícone Materno de Nossa Senhora. Os símbolos demonstram o caminho da fé, do amor, da paz e da solidariedade, que deve ser o caminho dos jovens diocesano e da JMJ, uma expressão forte no amor de Deus e Jesus Cristo.

A Cruz simboliza a vinda de Jesus ao encontro dos Jovens e nos remete o pensamento à caminhada Dele com seu povo. É um momento de lembramos  daquele que morreu por nós e do amor maior Dele por todos nós, trazendo a esperança e o sentido para os mistérios da dor e toda humanidade.

Lembremos do nosso beato João Paulo II, em Roma, 22 de abril de 1984: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção".



Programação da presença da Cruz na Diocese de Limeira.

No dia 11 de outubro, às 22h30, a Cruz Peregrina da JMJ será entrega à Diocese de Limeira em Amparo. Quem irá receber  será o Pe. Vilson (pároco da paróquia São Benedito – Americana), responsável pelo Setor Juventude de nossa diocese.

Em Limeira, a Cruz será acolhida na paróquia São Benedito pelo  Pe. Marcos Ramalho, e ficará em Vigília durante toda madrugada do dia 12, com grupos de jovens da cidade se alternando em orações. Haverá também celebração eucarística, que deve acontecer às 03h00 (hora da Misericórdia).

A partir das 07h00 da manhã começa a acolhida dos jovens que de outras cidades da diocese, que chegarão de ônibus e vans.

Às 008h00, terá café da manhã e início da preparação para a procissão, que deve sair às 09h00 em direção à Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores.

Às 10h00 acontece a missa com a presença dos jovens da PJ e padres da diocese, presidida pelo bispo diocesano, na presença da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora.

Após a missa, uma série de atividades deve acontecer até às 15h30, momento que acontece uma carreata até o Limeirão, onde a Cruz ficará presente na missa, às 17h, presidida pelo pe. Robson, da Basílica do Divino Pai Eterno, da cidade de Trindade – GO.

Ao término da missa, o bispo diocesano fará o envio missionário, abençoando a todos e entregará a Cruz para a Diocese de Piracicaba, finalizando assim este dia de atividades.





+ Dom Vilson Dias de Oliveira, DC

                                                                                          Bispo Diocesano de Limeira

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

NOBEL DA PAZ 2011

Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf
NOBEL DA PAZ 2011

NOBEL DA PAZ

A luta pelos direitos das liberianas foi decisivo para a escolha de Leymah Gbowee para o Nobel da Paz . Foto: AP
 Leymag Gbowee
NOBEL DA PAZ 2011

Prêmio Nobel da Paz de 2011 será compartilhado por três mulheres

07/10/2011 - 7h14
Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Prêmio Nobel da Paz deste ano será compartilhado por três mulheres africanas. A decisão foi anunciada na manhã de hoje (7) pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo, na Suécia. As vencedoras são a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, a ativista Leymah Gbowee e a jornalista e ativista iemenita Tawakkul Karman.
A escolha deste ano deve ser vista como um forte sinal do comitê do Nobel em favor da luta pela igualdade de direitos entre os gêneros, especialmente no mundo em desenvolvimento. As escolhas do Nobel da Paz nos últimos anos foram cercadas de polêmica.
Johnson-Sirleaf e Gbowee foram escolhidas pela atuação para mobilizar as mulheres liberianas contra a guerra civil no país, enquanto Karman foi premiada por sua luta pelos direitos das mulheres e pela democracia no Iêmen.
Ao anunciar as premiadas, o Comitê Norueguês do Nobel disse que a esperança é que a escolha de Ellen Johnson Sirleaf, Gbowee Leymah e Karman Tawakkul faça com que elas “ajudem a pôr um fim à repressão às mulheres existente em muitos países e a perceber o grande potencial para a democracia e a paz que as mulheres representam”.
O comitê que escolheu as vencedoras deste ano é formado por cinco membros. As três premiadas receberão uma medalha de ouro, um diploma e dividirão 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,7 milhões), em uma cerimônia em Oslo no dia 10 de dezembro. O Nobel da Paz deste ano teve um número recorde de indicações – entre pessoas e instituições foram 241 indicações.
Havia a expectativa de indicações de pessoas relacionadas aos movimento da Primavera Árabe, como os ativistas egípcios Esraa Abdel Fattah e Ahmed Maher - fundadores do Movimento Jovem 6 de Abril.
Também estavam indicados o executivo da Google Wael Ghonim, que ajudou a inspirar os protestos contra o governo na Praça Tahrir, no Cairo, capital egípcia, e a blogueira tunisiana Lina Ben Mhenni, que relatou pela internet os movimentos ocorridos nas cidades da Tunísia. O dissidente cubano Oswaldo Payá, a TV árabe Al Jazeera e a União Europeia eram cotados.
O Nobel da Paz é um dos cinco prêmios criados pelo industrial Alfred Nobel, inventor da dinamite, e o único deles cujo comitê de escolha fica baseado na Noruega. Os demais são entregues na Suécia.
No ano passado, o escolhido foi o ativista chinês Liu Xiaobo, que cumpre pena de 11 anos em prisão domiciliar, na China, por organizar um manifesto pró-democracia. O governo chinês protestou contra a escolha. Segundo as autoridades do país, Liu é um criminoso que violou a lei chinesa. Em 2009, o premiado foi o presidente americano, Barack Obama, que tinha menos de dez meses no cargo.
Obama havia herdado de seu antecessor, o republicano George W. Bush, um país imerso em duas guerras, no Iraque e no Afeganistão, e não conseguiu até hoje cumprir sua promessa de campanha de desativar a prisão da base americana na Baía de Guantanamo, em Cuba, onde teriam sido cometidos abusos aos direitos humanos dos presos, capturados durante a chamada Guerra ao Terror.
*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROGRANAÇÃO OUTUBRO CULTURA LIMEIRA


Música: “Corporação Arthur Giambelli”

Domingo, dias 2, 16 e 30, às 10h30.

Praça Toledo Barros.

Realização: Prefeitura, através da Secretaria da Cultura.

As tradicionais retretas das corporações musicais são apresentadas ao público de Limeira no Coreto da Praça.


Música: “Corporação Henrique Marques”

Domingo, dias 9 e 23, às 10h30.

Praça Toledo Barros.

Realização: Prefeitura, através da Secretaria da Cultura.

As tradicionais retretas das corporações musicais são apresentadas ao público de Limeira no Coreto da Praça.


Dança: “IV FESTIVAL ECODANÇA – AQUECIMENTO GLOBAL”.

Sexta-feira, dia 30 às 19h.

Sábado, dia 01 às 19h.

Domingo, dia 02 às 17h.

Teatro Vitória.

O Festival Ecodança é fruto da necessidade de uma maior integração entre a cultura da dança e a ecologia. Busca viabilizar um intercâmbio através do jovem artista na sociedade reeducando conhecimentos práticos e teóricos na área de dança e ecologia.

Entrada: R$ 10,00, (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada).

Classificação Indicativa: Livre.






Música: “CANÇÕES A LA ACARTE – NOITE DOS ANOS 70 E 80”

Quarta-feira, dia 05, às 20h.

Teatro Vitória.

Após o sucesso do ano passado, a ACARTE – Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira traz novamente esse tema. Serão 04 bandas tocando os melhores clássicos, relembrando sucessos e matando a saudade desta época de Ouro para a música nacional e Internacional.

Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada e com bônus da ACARTE).

Classificação Indicativa: Livre.


Teatro: “ARY TOLEDO”.

Quinta-feira, dia 06, às 21h.

Teatro Vitória.

O humorista vai além de suas peripécias inspiradas na criançada, aliado a sátira política atual que é sempre um prato cheio para suas piadas. O show está dividido em quatro etapas: Política, Sogra, Crianças e Raças. Ele acaba de vir de uma tournée bem sucedida no Japão, e garante que em qualquer lugar do mundo, Rir é o Melhor Remédio!!!

Entrada: R$ 50,00 (inteira) R$ 25,00 (meia-entrada) e R$ 40,00 (bônus).

Classificação Indicativa: 16 anos.



Música: “Sábado Útil”

Sábado, dia 8, às 11h.

Apoio: Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Praça Toledo Barros.

A Corporação Musical Henrique Marques passeia pela Praça Toledo Barros executando músicas por todo o local.

Entrada: Franca.

Classificação Indicativa: Livre.


Evento: “FESTA DAS CRIANÇAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARTES”
Sábado, dia 08, das 14h às 18h – Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro “Mário Tintori”

A festa promove a convivência entre as crianças matriculadas nas escolas de artes (EMCEA e EPM) de maneira alegre e descontraída fora do ambiente da sala de aula. Estão programadas atividades físicas e culturais para os alunos presentes.

Entrada restrita aos estudantes da Emcea e EPM.

Classificação Indicativa: Para crianças até 14 anos.


Dança: “A FLORADA DOS IPÊS E O ENCANTO DAS EMOÇÕES - DANÇATERAPIA”

Sábado, dia 08, às 19h.

Teatro Vitória.

O espetáculo reúne pessoas dos Grupos de Apoio coordenadas por Dra. Solange Dantas Ferrari. A apresentação de dança e toda a interpretação são baseadas em experiências da vida real dos participantes.

Realização da Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria da Cultura. Coreógrafa: Sônia Dantas Asbahr e Figurinista: Bel Guedes.

Entrada: 01 Kg de alimento não perecível.

Classificação Indicativa: Livre.


Evento: “BANCA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS”

Domingo, dia 09, das 9h às 13h, Praça Toledo Barros


As Bibliotecas Municipais “Prof. João de Sousa Ferraz” e “Profª. Cecília Quadros” realizam neste domingo, 8 de outubro das 9h às 13h, a “Banca de Troca de Livros e Gibis”, em parceria com a Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura. A iniciativa conta também com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos, inserida nas atrações do “Domingo de Relíquias”, na Praça Toledo Barros, sempre ao segundo domingo de cada mês.


A proposta é que as pessoas possam trocar gratuitamente livros e gibis. A ação estimula a prática da leitura, amplia o acesso ao livro e proporciona intercâmbio de leitores. Pela regra, um livro pode ser trocado por outro livro; um gibi pode ser trocado por outro gibi; e dois livros infantis podem ser trocados por um livro.


Serão aceitas também doações de livros e gibis que passarão a compor o acervo da Banca de Livros ou da própria Biblioteca Municipal. Não serão aceitos para efeitos de troca livros didáticos, dicionários, enciclopédias, apostilas, cópias reprográficas ou livros em mau estado de conservação (rasurados, rasgados, faltando páginas).


Música: “II CONCERTO DA BANDA MARCIAL DO CAMPL LIMEIRA”.

Domingo, dia 09, às 20h.

Teatro Vitória.

A Banda do CAMPL é formada por 40 integrantes e coordenada pelo professor de metais e maestro Raphael de Araujo Franco e pelo professor de percussão Ronaldo Domingos. Será apresentado nesse 2º concerto um repertório dinâmico e variado com música erudita e popular.

Entrada: 01 litro de Leite ou 01 pacote de fralda geriátrica.

Classificação Indicativa: Livre.


Teatro: “OTHELITO”.

Terça-feira, dia 11, às 10h e às 14h.

Teatro Vitória.

Ganhador do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes 2007, FEMSA 2007 de Melhor Texto Adaptado e Prêmio de Melhor Espetáculo Infantil do 11o Cultura Inglesa Festival. Escrita e dirigida por Ângelo Brandini, a peça da Cia Vagalum Tum Tum é uma livre adaptação do clássico de William Shakespeare “Otelo”. Com o humor escrachado da Commedia Dell’arte, fala do tumultuado romance entre a jovem Desdêmona e o capitão mouro Othelito, que supera o preconceito do pai da moça, o senador Brabâncio, mas esbarra nas intrigas do amigo Iago.

Entrada: Gratuito.

Classificação Indicativa: Livre.


Teatro: “NO REINO MÁGICO DE OZ”

Quarta-feira, dia 12, às 10h, 11h30, 14h30, 16h e 18h.

Teatro Vitória.

A famosa história de Doroty que é levada de sua fazenda por um furacão até o reino Mágico de ÓZ,

onde é recebida pela Boa Fada do Norte, que lhe ensina o caminho amarelo para chegar ao Grande Mágico de Óz, com os sapatinhos de prata.

A Cia Santa manteve – se fiel ao original americano, produzindo uma encenação emocionante, colorida e alegre. Os efeitos especiais do furacão e da desintegração da Bruxa são muito bonitos. O grande Mágico de Óz em forma de boneco gigante também é encantador. Vale a pena conferir!

No reino Mágico de Óz é recomendado às crianças de 5 a 11 anos.

Entrada: Gratuita.

Classificação Indicativa: Livre.


Música: “VII CONCERTO DA TEMPORADA”.

Quinta - feira, dia 13, às 20h30.

Sexta - feira, dia 14, às 20h30.

Teatro Vitória.

Montagem inédita da Orquestra Sinfônica de Limeira, o concerto com trilhas de videogame foi preparado para os amantes da música e dos jogos. Com arranjos parecidos com os dos jogos originais, o público vai conferir de perto momentos de ação e adrenalina do mundo dos games, por meio da música orquestrada. Mais informações pelo telefone 3451-2750 ou no site:www.sinfonicadelimeira.com.

Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada e com bônus dos patrocinadores).

Classificação Indicativa: Livre.


Evento: “XXV Salão Limeirense de Arte Contemporânea - Slac”

Abertura: Sexta-feira, dia 14, às 20h, no Centro de Formação do Professor (Rua João Kühl Filho, s/nº - Museu da Joia – Parque Cidade).

O Slac está de volta dentro da programação cultural limeirense, com dezenas de obras que valorizam as novas produções das artes visuais de todo o país que se juntam aos artistas plásticos da cidade para uma grande exposição em que a criatividade e as produções contemporâneas são destacadas.

Entrada: Franca.

Classificação indicativa: Livre.

Exposição até o dia 30 de outubro.

Horários: Todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 9h às 21h. Agendamentos: (19) 3442 6539.


Workshop: “Arte e Seus Meios – Tradição na Contemporaneidade?”, com Cláudio Cretti e Fernanda Lopes (Curadores do Slac).

Sábado, dia 15, das 15h às 17h.

Parceria com Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Oficina Cultural Carlos Gomes.

Centro de Formação do Professor (Rua João Kühl Filho, s/nº - Museu da Joia – Parque Cidade).

Com o propósito de ampliar a compreensão dos diversos aspectos envolvidos na produção, na difusão e na recepção da arte contemporânea, uma crítica e pesquisadora de arte e um artista e professor dividem a mesa para expor seus pontos de vista e mostrar intersecções entre o pensar e o produzir arte como forma de conhecimento.

Cretti é formado em Artes Plásticas e em Desenho e Comunicação. Realizou diversas individuais em importantes espaços expositivos no Brasil e tem obras nos acervos do MAM de São Paulo e da Pinacoteca do Estado.

Fernanda é graduada em Jornalismo pela PUC-RJ e mestre em Artes Visuais pela UFRJ. Pesquisadora e crítica de arte, é colaboradora de revistas como Bravo!, Elle e Dasartes. Curadora responsável pela sala especial em homenagem ao Grupo Rex na última Bienal de São Paulo.

Entrada: Franca.

Classificação Indicativa: Livre.

Os interessados devem inscrever-se na Oficina Cultural Carlos Gomes (Rua Senador Vergueiro, 122 – Centro – Telefone (19) 3442 9857)


Música: “ZÉ GERALDO ACOMPANHADO PELO GUITARRISTA JEAN TRAD NO SEU NOVO SHOW, CIDADÃO: TRINTA E POUCOS ANOS”.

Sábado, dia 15, às 21h.

Teatro Vitória.

O cantor e compositor Zé Geraldo apresentará músicas inéditas do seu novo DVD que leva o nome do Show, bem como não deixará faltar clássicos do cd “Catadô de Bromélias”, o 16º de sua carreira, pelo seu próprio selo “Sol do Meio-Dia”, com distribuição Unimar Music, como“Na Barra do seu vestido”, uma parceria com Zeca Baleiro, “Ultima Reza”, de sua filha, também cantora e compositora, Nô Stopa, “A Fé”, parte da trilha sonora de Paraíso, novela exibida pela Rede Globo, além de trazer uma versão de um clássico de Bob Dylan, um dos grandes ídolos de Zé, “Mr. Tambourine Man”.

Entrada: R$ 50,00 (inteira), R$ 25,00 (meia-entrada) e R$ 35,00 (e-flyer bônus retirar no sitewww.artecomarteproducoes.com.br e bônus jornal gazeta de limeira).

Classificação Indicativa: Livre.


Música: “AUDIÇÃO DE BANDAS”.

Domingo, dia 16, às 19h.

Teatro Vitória.

Apresentação com os alunos da Escola Musique tocando em grupos, com bateria,

guitarra, violão, teclado, baixo e vocal.

Entrada: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia-entrada e com bônus).

Classificação Indicativa: Livre.


Evento: “SUPERANDO DESAFIOS – EVENTO MOTIVACIONAL COM PAUÊ” – SEMANA UNIMEDIANA.

Quarta- feira, dia 19, às 20h30.

Teatro Vitória.

Pauê contará sua trajetória, ele sofreu um grave acidente no ano de 2000, foi atropelado por um trem quando atravessava uma linha desativada no litoral de São Paulo. No acidente Pauê perdeu parte das pernas, o que transformou sua vida numa superação de barreiras e limites.

A proposta da palestra é contagiar os presentes com otimismo e motivação para superar seus desafios pessoais e profissionais.

Entrada: 02 Sabonetes em barra Antibacteriano Protex Neutro

e/ou 1 pacote de fralda geriátrica M ou G.

Classificação Indicativa: Adolescentes e Adultos.


Música: “VII CONCERTO DA TEMPORADA” -SEMANA UNIMEDIANA.

Quinta - feira, dia 20, às 20h30.

Teatro Vitória.

A Orquestra Sinfônica de Limeira em parceria com a Unimed Limeira, realiza um concerto em comemoração pela 18° Semana Unimediana tendo um repertório eclético e diversificado desde erudito, MPB a Beatles.

Mais informações pelo telefone 3451-2750 ou no site:www.sinfonicadelimeira.com.br.

Entrada: 02 Sabonetes em barra Antibacteriano Protex Neutro e/ou 01 pacote de fralda geriátrica M ou G.

Classificação Indicativa: Livre.


Evento: “PALHAÇO SIM SENHOR!” – SEMANA UNIMEDIANA.

Sexta- feira, dia 21, às 20h.

Teatro Vitória.

Esse encontro será ministrado pelos idealizadores da Instituição Cirurgiões da Alegria, Eliseu Pereira e Kátina de Sousa, que relatam as experiências de vida, a metodologia da organização e a demonstração técnica de interação dos Cirurgiões Palhaços no hospital. É uma possibilidade de reunir interessados em momentos onde o lúdico e o real se encontram, formatada de maneira a aliar e disseminar informação e entretenimento com base no humor, característica fundamental do trabalho nos hospitais.

Entrada: Gratuita.

Classificação Indicativa: 14 anos.


Evento: “DIÁLOGO SOBRE CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS EM PAPEL”
Terça-feira, dia 25, das 14h às 17h - Biblioteca Municipal (Rua Senador Vergueiro, 845 - Centro)

O encontro atenderá prioritariamente aos trabalhadores e profissionais de bibliotecas e instituições culturais afins para oferecer elementos teóricos e práticos que visam aprimorar o planejamento, a execução e a avaliação das atividades realizadas acerca de documentos em papel.

Os trabalhos serão coordenados pelo Diretor do Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho, Juraci Rodrigues Soares Requena. Além de estimular o uso de novas técnicas e tecnologias, o encontro procura reforçar a atuação culturalmente responsável e socialmente inclusiva das instituições por meio de parcerias.

Informações e inscrições pelo telefone (19) 3442.6539 oubibliotecadelimeira@gmail.com

Entrada: Franca



Evento: “21º PRÊMIO GAZETA DE LIMEIRA”.

Terça-feira, dia 25.

Evento consagrado da literatura realizado pela Gazeta de Limeira.

Entrada: Gratuito.

Classificação Indicativa: Livre.

* Horários devem ser consultados diretamente nos telefones do Teatro Vitória, (19) 3451 6679 e 3451 2675.


Evento: “TROFÉU ROBERTO LEITE”.

Quarta - feira, dia 26 às 19h.

Teatro Vitória.

Esse importante encontro cultural chega à sua 5ª edição e faz uma homenagem ao professor Roberto Leite através de textos literários produzidos por alunos da Organização Einstein de Ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A cada ano discute-se um tema e nesta edição optou-se por “Meio ambiente”.

Entrada: Gratuito

Classificação Indicativa: Livre.


Teatro: “TRÊS HOMENS BAIXOS”.

Quinta-feira, dia 27.

Teatro Vitória.

O espetáculo mostra as facetas do universo masculino, com direção de Jonas Bloch e texto hilário de Rodrigo Murat, estrelado por Francisco Cuoco, Anselmo Vasconcellos e Orlando Vieira.

Classificação Indicativa: 16 anos.

* Horários e valores de ingressos devem ser consultados diretamente nos telefones do Teatro Vitória, (19) 3451 6679 e 3451 2675.


Música: “Sábado Útil - Itinerante”

Sábado, dia 29, às 11h.

Apoio: Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Apoio à Zona Rural.

Pavilhão do Feirante (AV. Frei João das Mercês – Nossa Senhora das Dores).

A ideia do “Sábado Útil”, levando concertos irreverentes das corporações musicais do nosso município foi tão aceita pela população que, a partir de outubro, a Secretaria da Cultura leva o projeto aos bairros, começando com a Arthur Giambelli no Parque Nossa Senhora das Dores.

Entrada: Franca.

Classificação Indicativa: Livre.


Workshop: “Práticas da Apropriação, da Colagem e da Citação na Arte Contemporânea”, com Juliana Monachesi (Curadora do Slac).

Sábado, dia 29, das 15h às 17h.

Parceria com Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Oficina Cultural Carlos Gomes.

Centro de Formação do Professor (Rua João Kühl Filho, s/nº - Museu da Joia – Parque Cidade).

Palestra sobre as práticas da apropriação, da colagem e da citação na arte contemporânea, tomando como base recentes exposições no Brasil e nos Estados Unidos que reuniram artistas que atualizam estas invenções da arte moderna.

Juliana é crítica e curadora de exposições. Formada em Jornalismo, com mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, atuou durante dez anos como repórter de artes e redatora dos cadernos Ilustrada e Mais!, da Folha de S.Paulo.

Entrada: Franca.

Classificação Indicativa: Livre.

Os interessados devem inscrever-se na Oficina Cultural Carlos Gomes (Rua Senador Vergueiro, 122 – Centro – Telefone (19) 3442 9857)


Teatro: “AJUNTAMÉDICA – ENTRE JALECOS, SAPATOS, NARIZES DE PALHAÇOS”...

Sábado, dia 29, às 20h.

Teatro Vitória.

O espetáculo entrelaça comicidade, ingenuidade e fantasia ao cotidiano hospitalar onde a vida depositada nas mãos de palhaços corre o risco de se perder...

Entrada: Gratuita.

Classificação Indicativa: Livre


Teatro: “ALVIN E OS ESQUILOS E AS ESQUILETES”

Domingo, dia 30, às 11h e às 16h.

Teatro Vitória.

Baseado no desenho animado os pestinhas, Alvin e os Esquilos é uma história para toda a família, repleta de comédia, emoção e música animada.

Foram criados pelo cantor e compositor Americano Ross Bagdasarian há mais de meio século e começaram a carreira musical com a canção The Chipmunky Song.

Alvin, Simon e Theodore são três esquilos especiais que se metem em grandes confusões e decidem demonstrar que têm talento e que sabem cantar, tornando-se um grande sucesso.

Entrada: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) e R$ 20,00 (bônus dos patrocinadores).

Classificação Indicativa: Livre


· Todos os eventos são realizados ou contam com o apoio da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura.

· Poderão haver alterações na programação.

· Limeira, setembro de 2011.