object style="height: 390px; width: 640px">

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia da Mulher Negra Latino-americana.

 

A Educafro realizará um Debate com mulheres negras, especialistas nas áreas de Psicologia e História, para refletir sobre a autoestima da mulher negra na sociedade atual.
Será no dia 24 de Julho das 14 às 17 horas. O endereço é: rua Riachuelo nº342, próximo ao Metro Anhangabaú e ao Largo de São Francisco. Telefone de contato 3119-0341.
O Debate estará aberto a homens e mulheres que tenham interesse sobre esta temática. Participe!
O motivo deste evento é para lembrarmos o dia 25 de Julho de 1992 quando mulheres negras de 70 países participaram do 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e Caribenha, em Santo Domingos, na República Dominicana. O evento foi marcado como o "Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe".

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A construção da identidade Afro-descendente na Pastoral Afro

A construção da identidade Afro-descendente na Pastoral Afro

Este trabalho tem a finalidade de refletir sobre o processo de construção da identidade do negro e da negra na Pastoral Afro-brasileira e como se constitui o caminho de conscientização quanto à negritude. Para tanto, faz-se necessário a compreensão de alguns termos fundamentais: identidade, afro-descendente, negritude, Pastoral Afro. A percepção do modo como esses elementos se entrelaçam nos ajuda a perceber que o caminho de conscientização e formação de uma identidade afro-descendente é um processo a ser construído.
A partir de ricas experiências no seio da Igreja como os APNs (Agentes de Pastoral Negros), GRENI (Grupo de Reflexão dos Religiosos Negros e Indígenas), Instituto Mariama e outros, percebemos que esses são espaços decisivos na via eclesial que muito colaboram no processo de construção da identidade do povo afro-descendente. São grupos de ação diretamente ligados à Pastoral Afro-Brasileira que, em comunhão com a Igreja, buscam tecer um novo olhar de sociedade na ótica da negritude.
No presente trabalho mostramos como a Pastoral Afro-brasileira contribui nesse processo de construção identitária e na auto-afirmação dos afro-descendentes quanto ao ser negro e negra, no que diz respeito à valorização de suas raízes africanas

Leia o artigo na íntegra no seguinte Link:

http://www.cnbb.org.br/site/images/arquivos/pastafrodescendente.doc

Fonte CNBB

Professor manda estudante “voltar à África” e “clarear sua cor”

Uma mensagem a todos os membros de Rede Aruanda Mundi


2 de julho de 2011 às 10:53
Professor manda estudante “voltar à África” e “clarear sua cor”
Nós, estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, matriculados na disciplina Cálculo Vetorial, informamos que o professor Cloves Saraiva vem sistematicamente agredindo nosso colega de turma Nuhu Ayuba humilhando-o na frente de todos os alunos da turma. Na entrega da primeira nota o professor não anunciou a nota de nenhum outro aluno, apenas a de Nuhu, bradando em voz alta que “tirou uma péssima nota”; por mais de uma vez o professor interpelou nosso colega dizendo que deveria “voltar à África” e que deveria
“clarear a sua cor”;em um outro trabalho de sala o professor não corrigiu se limitando a rasurar com a inscrição “está tudo errado” e ainda faz chacota com a pronúncia do nome do colega relacionando com o palavrão “no cu”; disse que o colega é péssimo aluno por que “somos de mundos diferentes” e que “aqui diferente da África somos civilizados” inclusive perguntando “com quantas onças já brigou na África?”. Nuhu não retruca nenhuma das agressões e está psicologicamente abalado, motivo pelo qual solicitamos que esta instituição tome as providências que a lei requer para o caso.
Favor divulgar em todas as redes pois o que está acontecendo aqui é comum em outras Instituições.
Cristina Miranda
Coordenadora do CEN/MA
O professor Cloves Saraiva e o estudante Nuhu Ayuba, que é nigeriano e está há três meses em São Luís. Segundo o Jornal Pequeno/Blog do John Cutrim, Nuhu Ayuba veio para o Brasil por meio do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G), administrado pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com instituições de Ensino Superior em todo o país.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Projetos Étnicos raciais são contemplados nos Planos Gestores das escolas municipais

Desde fevereiro de 2011, quando o Secretário da Educação de Limeira, Prof. Antonio Montesano Neto, assinou a Instrução Normativa sobre o assunto, as unidades escolares estão inserindo em seus Planos Gestores um Projeto Anual de Ação Pedagógica visando à inclusão das relações Étnico-Raciais e o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena na grade curricular.
É importante ressaltar que esse é um grande passo rumo a uma sociedade igualitária e de respeito às diferenças, e que o município de Limeira, através de sua rede pública de ensino, sai à frente, sendo o segundo município no Estado a normatizar a Legislação Federal existente desde 2003, colocando as questões étnico-raciais como parte integrante do currículo das escolas, inclusive constando no Plano Gestor.
Para o Centro de Difusão da Cultura Afro-Brasileira isso representa um avanço, já que as questões étnico-raciais deixam de ser tratadas como temas pontuais, abordados em datas específicas como: Abolição da Escravatura, Dia do Índio e Semana da Consciência Negra, e passam a integrar continuamente, durante o ano letivo, todo currículo e grade curricular das unidades escolares.

Atenciosamente,
 Eliza Gabriel da Costa
 Coordenadora do CDCAB/SME