object style="height: 390px; width: 640px">

domingo, 31 de outubro de 2010

Festa do Dia das Crianças

Algumas fotos  da  Festa do dias da crianças...








MÊS NOVEMBRO

 Novembro 2010



07/11 – domingo, às 20h, Abertura do Mês da Consciência Negra. Local: Teatro Vitória. Realização: Pastoral Afro Brasileira da Paróquia Santa Isabel de Portugal.

08  a 12/11 - segunda à sexta feira, das 8:00 h às 18:00 h, Exposição "Máscaras Africanas". Local: Câmara Municipal de Limeira.

12/11- sexta-feira, às 19h30, Reunião Festiva da Pastoral Afro da Paróquia Santa Luzia, Irmandade de São Benedito e N. Sra.  Rosário dos Homens Preto e simpatizantes. Local: Matriz Santa Luzia.

13 e 14/11 - sábado e domingo, das 9:00h ás 17:00h, Campeonato de Basquete de Rua. Local: Centro Comunitário do Parque Hipólito. Realização: PASCOM, Pastoral Afro e Pastoral da Juventude da Paróquia Santa Isabel de Portugal. 


13/11- sábado
, às 19h30, Exibição de Cinema, Salão Paroquial Padre Maurício da Paróquia Santa Luzia.

14/11 – domingo, das 11h00 às 12h30, Feijoada da Unidade (marmitex por adesão), Cozinha Comunitária da Paróquia Santa Luzia.

14/11 – domingo, ás 19:00h, Missa da Igualdade dos povos aos Santos padroeiros dos Estados. Local: Paróquia Santa Luzia,

16/11 - terça-feira, às 19h30 – Missa com elementos afro. Local: Paróquia Santa Luzia.

17/11 - quarta-feira, às 19h30 – Missa da Igualdade com a participação da Irmandade de São Benedito e N. Sra. do Rosário dos Homens Preto. Local: Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Bairro Tancredo Neves).

18/11 quinta-feira, às 19h30, Medalha Mérito dos Palmares. Local: Paróquia Santa Isabel de Portugal.

18/11- quinta-feira, às 19h30 Missa das Etnias. Local: Comunidade Santa Paulina. (Bairro José Cortez).

19/11 – sexta-feira, às 20h, Troféu Ébano e exposição do acervo pessoal do Padre Maurício. Local: Teatro Vitória

19/11 – sexta feira, às 11h00, Kizomba. Local: Comunidade Santa Bárbara.

20/11 – sábado, 9:00 às 17:00h.  Futebol Negros  com Atitude. Local: Parque Novo Mundo (Gigantão)

20/11 – sábado, às 19h, Missa Afro celebrada pelo Assessor Diocesano de Pastoral Afro Pe. Valdinei Antonio da Silva. Local: Paróquia Santa Isabel.

20 e 21/11 – sábado e domingo, às 20h, Festi-AFRO. Local: Teatro Vitória

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

HISTÓRIAS DE SÃO BENEDITO

SÃO BENEDITO DAS ROSAS
A igreja do Rosário construída por Chico Rei e sua gente no cimo da encosta, em Ouro Preto, é singela e o seu interior pode ser chamado de humilde. O altar-mor, em estilo barroco, ornado de volutas e flores estilizadas, o púlpitos bem talhado, a Via-Sacra em água-forte, os altares laterais obedecendo à forma comum das colunas torcidas com folhagens e anjos, solicita logo à entrada a admiração do visitante.
Das imagens que lá são veneradas, a mais curiosa é a de São Benedito, o santo que professou num convento da Sicília. Ninguém deixa de notar que ele exibe um tufo de rosas nas dobras do burel. Esse particular está ligado à uma lenda que corre mundo. E explica a forma inédita por que ali foi representado o milagroso franciscano.
O humilde frade era despenseiro do convento. Mas, como bom franciscano, confundia a despensa dos seus irmãos com a sacola dos esfomeados que vinham pedinchar diante da porta da casa de Deus. Não sabia dizer não. Ficava aflito sempre que ouvia um pobrezinho de Cristo dizer que ainda não tinha comido um bocado de pão. Por isso, costumava desencaminhar o melhor da despensa para acudir à fome dos deserdados da terra.
Mas à hora das refeições, os frades, coitados, só encontravam à mesa o caldinho ralo, as folhas de hortaliça e os bocados de pão de rala. Passaram a reprovar a conduta do ecônomo. E o superior, zeloso da boa ordem conventual, teve de chamar à sua presença o Frei, aconselhando-o a moderar um pouco os excessos da sua caridade, sob pena de matar de fraqueza os santos religiosos…
Ele, porém, por mais que se esforçasse, não conseguia mudar de conduta. Sempre que podia, apanhava alguns comestíveis, metia-os nas dobras do burel e lá ia, disfarçadamente, levá-los aos infelizes. Mas aconteceu que numa dessas escapulidas, no comprido e umbroso corredor do convento, encontrou-se com o superior. Sentiu-se surpreendido em pecado e não soube o que fazer.

- Que levas aí, na dobra do teu manto, irmão Benedito?
-Rosas, meu senhor.
– Ah! Mostra… Quero ver de que qualidade são!
Benedito, confuso, trêmulo, desdobrou o burel franciscano. E, em lugar dos alimentos suspeitados, apresentou aos olhos pasmos do superior uma braçada de rosas.

Fonte:http://www.tecnocafe.com.br/lendas-brasileiras-%E2%80%93-sao-benedito-das-rosas-%E2%80%A6/


SÃO BENEDITO

SÃO BENEDITO
São Benedito, chamado de Santo Preto, nasceu na aldeia de São Fratelo, Itália, em 1524 ou 1526 para alguns.  Seus pais Diana e Cristovão, escravos, graças a sua imensa bondade, tiveram permissão para que tivessem filhos livres.  Tiveram 4: Benedito, Marcos, Baldassa e Fradella.
Benedito, desde a infância começou a temer a Deus e guardar seus mandamentos, mortificando seu corpo e reduzindo-o ao serviço do espírito.  Nos joelhos da mãe aprendeu a rezar e as primeiras noções de catecismo.  Cresceu ouvindo os pais falarem de Deus, da Eucaristia, e de Maria.
Sentindo-se totalmente ligado ao serviço de Deus, ainda bem jovem, vendeu o que tinha, distribuiu aos apurados pobres e retirou-se para uma vida solitária.
Tendo o Papa Pio IV ordenado que todos os religiosos eremitas da Ordem de São Francisco se recolhessem  a uma Ordem Religiosa aprovada. Movido por uma inspiração, foi a Palermo, onde se recolheu ao Convento de Santa Maria de Jesus.
Humilde irmão leigo, sempre estava ocupado em todos os serviços do convento, e sempre com ânimo alegre.  Freqüentemente elevado na contemplação das coisas divinas, mereceu de Deus ser favorecido com dons especiais e graças divinas.
Embora irmão leigo, iletrado, foi eleito superior do Convento, e dava lições sobre as Sagradas Escrituras, deixando a todos maravilhados.  Tornou-se também conselheiro de  mestres, cardeais, vice-reis, religiosos e leigos, ricos e pobres.
A fama de santidade de São Benedito – o frei cozinheiro – é confirmada e espalhada pelo mundo todo.  Antes mesmo de sua canonização já era grande e fervorosa a devoção por ele no Brasil.
Aos 63 anos adoece mortalmente, fortalecido com os sacramentos, e depois de ter predito a hora de sua morte, entregou sua alma ao criador no dia 4 de abril de 1589.
O Papa PIO VII, depois da comprovação de muitos milagres, num processo que durou mais de duzentos anos,  inscreveu-o entre solenes festejos no Catálogo dos santos em 25 de maio de 1807.  O povo, porém, antecipou-se e, muito antes, prestou-lhe as honraria de santidade.
 
Texto tirado do Livro São Benedito, Dores e Glórias,  da Prof. Zilda Augusta Ribeiro

sábado, 9 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

LIBERDADE POR UM FIO

 LIBERDADE POR UM FIO - História dos Quilombos no Brasil - João José Reis e Flávio dos Santos Gomes (Organizadores)
Cia das Letras -1996
O livro é uma reunião de artigos de vários autores sobre quilombos situados em diversos locais do Brasil, desde os menos conhecidos, até o de Palmares que é revisitado sob várias perspectivas.

Almoço

No dia 23 de outubro será servido um almoço no valor de R$7,00.

domingo, 3 de outubro de 2010

ABERTURA DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 No domingo, a programação contará com a apresentação do Coral Shemá, da Igreja do Evangelho Quadrangular, Coral Vasos Ungidos da Comunidade Evangélica Filadélfia Filadélfia, grupo de dança afro de Mogi-Guaçu, coordenado pela professora Ana Síliva Tavares e o grupo Ojuran Dadá, que significa “Sonho Lindo” em Yurubá, além de capoeira Iuna.
A entrada é um litro de leite ou de óleo, que será usado para compor as cestas de Natal das família carentes assistidas pelo Dispensário Santa Isabel.

OFICINAS AFIRMATIVAS PARA LIDERANÇA

Dia 23 de OUTUBRO será realizadas OFICINAS AFIRMATIVAS PARA LIDERANÇA, COM A PARTICIPAÇÃO DA PROFª DR. ROSELI OLIVEIRA.
LOCAL: PAROQUIA SANTA ISABEL DE PORTUGAL PARQUE HIPÓLITO.
HORÁRIO : DAS 9H ÀS 17HS. APÓS ENCONTRO HAVERÁ MISSA.

Princesa Aqualtune

Princesa Aqualtune


Aqualtune, Filha do Rei do Congo, a princesa, comandou um exército de dez mil homens quando os Jagas invadiram o Congo. Aqualtune foi para a frente de batalha defender o reino. Derrotada, foi levada como escrava para um navio negreiro e desembarcada em Recife. Obrigada a manter relações sexuais com um escravo, para fins de reprodução, engravidada, foi vendida para um engenho de Porto Calvo, onde pela primeira vez teve notícias de Palmares. Já nos últimos meses de gravidez organizou sua fuga e a de alguns escravos para Palmares.

Começa, então, ao lado de Ganga Zumba, seu filho a organização de um Estado negro, que abrangia povoados distintos confederados sob a direção suprema de um chefe. Dois de seus filhos, Ganga Zumba e Gana Zona tornaram-se chefes dos mocambos mais importantes do quilombo. Aqualtune também teve filhas, a mais velha, que se chamava Sabina, deu-lhe um neto, nascido quando Palmares se preparava para mais um ataque holandês. Por isso, os negros cantaram e rezaram muito aos deuses, pedindo que o Sobrinho de Ganga Zumba, e, portanto, seu herdeiro, crescesse forte. E para sensibilizar o deus da guerra, deram-lhe o nome de ZUMBI.

A criança cresceu livre e passou sua infância ao lado de seu irmão mais novo chamado Andalaquituche, em pescarias, caçadas, brincadeiras, ao longo dos caminhos camuflados, que ligavam os mocambos entre si. Garoto ainda, Zumbi conhecia Palmares inteiro. Passam-se os anos e Palmares torna-se cada vez mais uma potência. Mais de 50.000 habitantes livres, distribuídos em vários mocambos. Zumbi cresce e se casa com Dandara.

A população negra agrupada no Quilombo dos Palmares resistiu por quase 1 século aos ataques brancos e as mulheres tinham aí um papel fundamental, que envolvia coragem, espírito de luta e de resistência aos colonizadores.




(Fonte:
portalcapoeira.com/capoeiramulheres/index.php/option/content/task/view/id/29)

sábado, 2 de outubro de 2010

COROAS DE GLÓRIA, LÁGRIMAS DE SANGUE

COROAS DE GLÓRIA, LÁGRIMAS DE SANGUE - Emília Viotti da CostaCia das Letras - 1998
A autora reconstrói uma das maiores revoltas de escravos ocorrida na Guiana Inglesa em 1823: escravos que demandam seus direitos, senhores ciosos de seus privilégios, missionários dilacerados entre seus deveres de brancos e suas obrigações de cristãos.